5 Passos Indispensáveis Para ter Um Site de Sucesso
Você acabou de criar o site que havia concebido e idealizado em sua mente, o site tem todos os tiques e funcionalidades que desejava. E aqui você tem o seu masterpiece pronto para mostrar os seus amigos e o mundo.
Este é um site de que você se sente orgulhoso por ter criado, e investiu horas e horas no seu desenvolvimento. Tudo com o intuito de impressionar o seu cliente e até amigos, de modo a convencê-los de que você é bom naquilo que faz.
Se for o caso você até decidi colocar o site no seu portfólio de modo a impressionar e possivelmente atrair possíveis clientes no futuro. Aqui você tem uma obra que lhe faz sentir orgulhoso e até mestre do universo.
Contudo, há certos detalhes que ainda faltam por limar e sem os quais o sucesso desse site está destinado a ser comprometido e eventualmente fracassar. E apesar de você estar feliz com a sua criação, e os seus clientes também impressionados com que você acabou de criar, eles ainda não estão satisfeitos.
De repente eles voltam a lhe contactar queixando-se de que o site não está completamente acessível online. E ele não está a produzir os efeitos desejados, isto é, o objectivo para o qual eles lhe contrataram para criar o site não está a ser alcançado. Ademais, o site é demasiadamente lento e de difícil acesso através dos dispositivos móveis. É difícil navegar no site através de um telemóvel ou tablet.
Perante este cenário qual será a sua resposta? O que é que você dirá ao cliente? Será que será capaz de lhe tirar dessa frustração? Neste artigo eu gostaria de abordar alguns desses aspectos.
1.Conseguir Visitas Para o Seu Site
Tente imaginar um grande supermercado totalmente recheado com todo o tipo de produtos e artigos que o ser humano possa desejar e precisar para a sua sobrevivência. Esse supermercado está construído com o melhor da arquitectura moderna e engenharia humana.
Ele tem de tudo o que o Homem possa precisar, contudo ele está construído num deserto. Por onde ninguém passa e onde as chances de sobrevivência para o ser humano são extremamente limitadas. O que é que você acha deste cenário?
Infelizmente, muitos constroem websites da forma ilustrada acima. Sou de opinião de que criar um website é extremamente fácil, principalmente com as soluções de que dispomos na actualidade.
O primeiro aspecto por considerar depois de criar o seu masterpiece está em tornar o site visível online. De modo a que ele seja indexado pelos motores de busca e encontrado quando os potenciais visitantes procurarem pelo conteúdo fornecido pelo site.
Se este aspecto não é devidamente levado em consideraçãoo, então o site está destinado a fracassar. Ele será como um supermercado no deserto, onde ninguém sabe da sua existência. E como consequência disso destinado ao esquecimento.
Ferramentas Para SEO
Felizmente, existem ferramentas e soluções que servem para facilitar este processo. Normalmente, este é processo é tecnicamente chamado de SEO. E para tornar o seu site visível e acessível nos motores de busca, terá que usar ferramentas como:
Ferramentas do Google Webmaster
Yoast SEO ou All In One SEO Pack
2. A Rapidez do Seu Site
A rapidez do seu site é de suprema importância para quem visita e quer navegar por nele. De facto esta questão é responsável para o sucesso ou fracasso de qualquer website. Isso porque você só tem 10 segundos para impressionar o seu visitante com o seu site. Se o seu site leva mais do que isso para rodar, então eles vão procurar outro site.
Ningém gosta de sites que levam muito tempo a carregar e muito menos o Google. Google leva muito a sério a questão da rapidez do seu site para indexá-lo, quanto mais rápido ele for melhor é para todos.
Você já sabe quanto tempo o seu site leva a carregar? Por favor se não sabe faça a questão de saber agora. Para saber quanto tempo o seu site leva carregar visite o Google Page Insights.
Aqui estão alguns Plugins que podem ajudar a acelerar o seu site:
3. Criar Um Site Responsivo
Alguma vez já tentou visitar um site através do seu smartphone ou tablet e ter dificuldades de navegar? Para além do tempo que ele leva para carregar, e vai consumindo os seus megabites. Se já teve essa experiência então deve saber o quão frustrante isso deve ser.
Se não gosta dessa experiência então não páre de criar sites não responsivo, isto é, sites que são de difícil acesso nos despositivos móveis. É por isso que o Google começou a penalizar sites que não estejam devidamente optimizados para os dispositivos móveis.
O mundo mudou e o futuro da navegação na internet está nos dispositivos móveis, comece a abraçar o futuro antes que seja demasiado tarde para si. Para saber se o seu site é responsivo ou não visite o teste de compatibilidade com os dispositivos móveis e insira o URL do seu site.
Se o seu site ainda não é responsivo use o plugin WPTouch para WordPress.
4. Tomar Em Conta a Segurança do Site
Segurança, segurança, segurança…isto é o que tira sono a qualquer webmaster sério. A questão de segurança online, jamais deve ser subestimada e nunca pense que o seu site jamais será atacado. O meu é atacado todos os dias e o seu também será atacado é apenas uma questão de tempo.
A partir do momento em que você publica o seu site online você está se entregando aos lobos. Portanto, esteja devidamente preparado para tal. Existem passos que você deve tomar para proteger o seu site. E felizmente poderá fazer isso com a ajuda de alguns plugins:
Para saber qual é o ponto de situação do seu site, faça o rastreamento do seu site com o Sururi Site Check.
5. Que Seja Fácil de Gerir
Há dias atrás um amigo meu e que também é um webdesigner, procurou-me para que eu o ajudasse a converter um site que ele havia criado para um cliente, de HTML para WordPress. Claro que prontifiquei-me a ajudá-lo, afinal de contas amigos servem para isso.
Ele me informou que o cliente para o qual ele havia criado o site, queria gerir o site e poder fazer actualizações sem ter que depender dele. Isso porque ele já não era capaz de gerir o site por falta de tempo. O conselho que eu lhe dei foi para que parasse de criar sites em html.
Não há nada de errado se estiver a criar esse tipo de sites para si e para pessoas que tenham conhecimento de html, e que estejam dispostas a gerir o site. Caso contrário, simplesmente não crie esse tipo de sites para os seus clientes. Porque você não estará lá quando eles precisarem de si.
Portanto, pense nos seus clientes quando estiver a criar sites e dê-lhes a possibilidade de fazerem a gestão do site. E felizmente isso é possível com o WordPress.
Se quer ter um site de sucesso na internet, siga os passos acima descritos, e você terá uma boa fundação para tal.
Espero que este artigo tenha sido suficientemente elucidativo daquilo que é necessário fazer de modo a que o seu site alcance os objectivos por si definidos. Está convidado a deixar o seu comentário, e para qualquer questão poderá entrar em contacto directo comigo.