ganhar dinheiro com wordpress
| |

30 Formas Infalíveis de Ganhar Dinheiro Com WordPress em 2021

Ganhar dinheiro com WordPress, será que você já pensou nisso? Será isso possível? Talvez você esteja se perguntando, como é possível fazer dinheiro com algo que é grátis. Não se deixe iludir pelo facto do WordPress ser grátis.

Não importa quem você seja, ou qual é o seu nível de escolaridade. A plataforma WordPress permite que qualquer pessoa possa ganhar dinheiro online fazendo o que mais gosta.

Se você tiver a motivação necessária para ter sucesso, você pode fazer isso com o WordPress.

WordPress é usado por 40% da web, o que corresponde a cerca de 54% dos sistemas de gestão de conteúdo mais usados online. Isso faz dela, a plataforma mais usada para criar sites e negócios online. 

Para quem está a começar, sem dúvida que o WordPress é a plataforma ideal para criar e publicar conteúdo online. Quem tem o objectivo de fazer negócio e ganhar dinheiro também pode fazer de várias formas na internet.

Só que o que muitos não sabem é que o WordPress é um ecossistema tão grande por causa da sua comunidade. A comunidade de utilizadores, desenvolvedores, entusiastas, e profissionais do software é a grande responsável pelo sucesso do mesmo.

Neste artigo eu vou provar para si que é possível criar um negócio e ganhar dinheiro com WordPress online. Para

#1 Venda de Temas

Se você é um programador e tem profundo conhecimento de WordPress, pode criar os seus próprios temas e vendê-los. O mercado de temas e templates para WordPress é um dos mais lucrativos. Muitos começaram com um único tema e foram crescendo.

Ademais, uma tendência comum no desenvolvimento de temas para WordPress, é a criação de temas para micro-nichos. Você pode criar temas para diferentes nichos. 

Em vez de criar um tema para todos os propósitos, porque não criar um tema para blogs, cabeleireiro, hotéis, igrejas, ONG s, negócios, eCommerce, advogados, contabilistas, médicos. Enfim, a lista é enorme. Tudo o que você tem que fazer é pensar como um empreendedor, e começar por identificar uma necessidade no mercado.

Um exemplo claro de um tema para um nicho específico é o Épico, que foi criado pelos génios do Uberfácil. Este é um tema especificamente criado para conversões no seu blog. Veja só que ele não é apenas para blogs, porque temas para blogs há tantos.  Mas o que o diferencia de muitos é o facto dele estar virado para solucionar um ou vários problemas específicos que blogueiros enfrentam.

Outros exemplos de temas brasileiros para blogs como é o caso do CentiveOne, que é um tema virado para SEO e conversões.

Existem também várias agências que se dedicam exclusivamente à venda de temas para WordPress, tais como, StudioPress, e ElegantThemes.

#2 Venda de Plugins

Principais Plugins LMS

O mercado de venda de plugins é tão grande que em termos monetários não seria possível de mencionar. Mas existem desenvolvedores de plugins que faturam milhares e milhares de dólares só com a venda de plugins. 

O segredo aqui está na sua capacidade de solucionar um problema específico que não está sendo solucionado. Identifique esses problemas e apresente uma solução o seu plugin ou vários plugins. Este é um bom mercado para quem sabe criar plugins.

Temos exemplos de plugins como o SqueezeWP,  Easy Digital DownloadsBackupBuddy, e BeaverBuilder, que são alguns dos plugins com grande sucesso. O que vem para provar que se você trouxer um plugin que soluciona um problema poderá ter sucesso.

#3 Produtos Afiliados

Uma das forma mais simples de começar a fazer dinheiro online, é através da promoção de produtos afiliados. A promoção de produtos afiliados é quando você promove produtos criados por outras empresas em troca de uma comissão.

Estes é um dos modelos mais simples para começar a ganhar dinheiro online. Com o WordPress  você pode se dedicar na promoção de produtos e serviços relacionados com a plataforma. Tudo o que você tem que fazer é criar o seu site, e começar a promover esse tipo de produtos para a sua audiência.

Você pode começar a promover produtos de afiliado através de sites como o hotmartmonetizze e Eduzz. Para começar é só se cadastrar nesses sites e você pode começar a promover produtos digitais ainda hoje.

#4 Através de Anúncios

Você pode começar por usar anúncios do Adsense no seu blog. Quando você usa anúncios do Adsense, você é pago quando as pessoas clicam nos seus anúncios. Tudo o que você tem que fazer é inserir os anúncios em lugares estratégicos no seu blog.

Este modelo porém, depende muito do volume de pessoas que visita o seu blog. Quanto mais visitas você tiver, maior é a probabilidade de ganhar mais.

Para além do Adsense você pode vender espaços publicitários no seu blog para empresas e serviços que fornecem produtos relacionados com o seu conteúdo. 

#5 Treinamento 

Se você tem conhecimento profundo de WordPress e gosta de ensinar, pode ganhar dinheiro ensinando as pessoas como usar o WordPress. Sendo esta uma plataforma com várias dimensões, e que cada uma delas tem a sua curva de aprendizado, há sempre pessoas que precisam de aprender.

Existe muita gente que quer aprender como usar WordPress e está pronta a pagar para isso. Você pode usar o seu conhecimento de WordPress e se tornar num tutor. 

Um exemplo prático de quem está a fazer isso muito bem é a Apiki, uma empresa Brasileira que se dedica ao treinamento de WordPress. Eles cobrem várias áreas de treinamento como por exemplo a segurança do WordPress. Como pode ver, esse é um exemplo que você também pode usar como inspiração e implementar no seu local.

#6 Criar Uma Escola Online

Você também pode criar cursos online usando a plataforma do WordPress. Através de vários plugins e temas para sistemas de ensino à distância, você pode criar a sua própria escola online. Plugins como WP Courseware e o Lifter LMS, permitem que você crie uma escola e ofereça vários cursos.

Com a sua escola você também pode permitir que vários tutores apresentem os seus cursos usando a sua plataforma. O WordPress é uma óptima solução para a criação de uma plataforma de ensino à distância

#7 Sites de Membros

Com o uso de vários plugins é possível criar um site de membros com o WordPress. Nesse site você poderá apresentar conteúdo e serviços através de uma área de membros protegida. Para que as pessoas possam ter acesso a esse conteúdo elas terão que pagar.

Sites de membros oferecem uma boa forma de monetizar o seu conteúdo e os seus produtos. O que eu gosto nos sites de membros é que você pode cobrar mensalmente para as pessoas terem acesso ao seu conteúdo. Esse é um grande modelo de negócios online.

WPMUDEV é um exemplo prático daquilo que você pode fazer com um site de membros. Nele, eles oferecem treinamento, plugins, temas, e suporte mediante o pagamento de uma taxa mensal.

#8 Hospedagem Para WordPress

Para que você tenha uma presença online é necessário hospedar o seu blog ou site num serviço de hospedagem. Existem várias empresas de hospedagem tais como a Bluehost, Hostgator, WPEngineFlywheel, e Godaddy que oferecem hospedagem dedicada para o WordPress.

O modelo de negócios de hospedgem de sites para WordPress tem sido uma tendência crescente. E com o crescimento ascendente do WordPress, isso é algo que mostra que continuará a crescer. 

Apesar de existir muita demanda por serviços de hospedagem, este é o mais difícil de competir. Entretanto, você pode recomendar esses serviços como afiliado ou ter uma licença de revendedores. Dessa forma, você poderá revender serviços de hospedagem para os seus clientes como se fosse sua empresa.

#9 Serviços de Manutenção e Suporte

Se você tem um conhecimento profundo do WordPress e gosta da parte técnica do software, pode oferecer serviços de manutenção e suporte. A busca por esse tipo de serviço sempre existirá enquanto as pessoas usarem o WordPress. 

Existem grandes casos de sucesso de negócios que usam este modelo, como é o caso do  WP Site Care, e WPMaintainer, só para citar alguns. Você também pode alavancar no facto de muita gente não ter tempo para manter os seus sites. 

Nesse serviço você poderá oferecer serviços de segurança, backups, actualizações, monitoramento de sites, serviços de migração, concertação de alguns problemas com WordPress.

#10 Criação de  Websites

Se você é um web designer pode criar websites para os seus clientes usando WordPress. Você pode criar seus próprios temas, ou mesmo usar temas existentes. 

Existe muita gente a querer iniciar ou levar os seus negócios online, e eles precisam de um website para isso. É aqui onde você entra. Comece a oferecer serviços de web design para esses clientes e assim você terá um negócio nas suas mãos.

#11 Crie Um Blog Sobre WordPress

Você pode criar um blog com WordPress onde publica conteúdo relacionado com WordPress. Há medida que o seu blog for crescendo, você pode monetizá-lo de várias formas.

Nesse blog você poder fazer dinheiro através de afiliados, oferecendo seus serviços, por meio de anúncios, ou até mesmo criando os seus próprios produtos.

EscolaWP e o CanalWP são dois exemplos claros de blogs Brasileiros que se dedicam exclusivamente à produção de conteúdo para WordPress.  Mas temos também o WPBeginner.com que está baseado nos Estados Unidos. É claro que esses não são os únicos, mas assim você fica com uma ideia daquilo que é possível fazer.

Você também pode fazer o mesmo escolhendo um determinado ângulo dentro do ecossistema WordPress.

#12 Serviços de Consultoria

Uma das formas de ganhar dinheiro com WordPress, é oferecendo serviços de consultoria para os. Pense em diferentes áreas de necessidades que a tua audiência tem. Olhe também para aquilo que você sabe fazer com WordPress. Qual é a sua área de competência.

Existem várias áreas de atuação de serviços por oferecer que se relacionam com WordPress. Será que você  é b0m em SEO para WordPress, e que tal segurança para WordPress. Sabe quais são os melhores temas e plugins por implementar para uma determinada necessidade?

Pense naquilo que você sabe fazer com WordPress e se existe alguma dor nessa área por parte do seu público alvo. Ofereça isso como serviço de consultoria, e os clientes estarão prontos para pagar por isso.

#13 Criação de Produtos Informativos

A busca por produtos informativos não pára online. Principalmente quando se trata de produtos digitais. Há muitos tipos de soluções que você pode oferecer aos seus clientes. Você pode criar eBooks, Vídeo aulas, cursos online,e até áudio.

A chave aqui é que você deve pensar em algum produto digital para vender aos seus clientes. Há muitos tipos de produtos informativos sobre WordPress que você pode criar. Pense sempre em resolver soluções a problemas que as pessoas têm.

#14 Marketplaces

Este é um dos grandes modelos de negócio para o WordPress. Com marketplaces você pode vender plugins, temas, eBooks, cursos, áudio, vídeos, etc. Enfim, todo o tipo de produtos digitais relacionados com o WordPress.

Temos exemplos de marketplaces muito conhecidos, que facturam milhões de dólares em vendas de produtos de WordPress. Podemos mencionar alguns marketplaces como o ThemeForest e MojoThemes. Todos eles vendem produtos relacionados com o WordPress.

Esse é um modelo que qualquer um pode também replicar e fazer algo semelhante.

#15 Customização de Temas

Existem muitos temas bons, mas nem todos tema a habilidade técnica de customizar temas. Por vezes, as pessoas querem que o site apareça de uma certa forma. Para tal, é necessário ter conhecimentos de PHP e de CSS para poder fazer algumas alterações ao tema.

Se você sabe trabalhar com temas, pode oferecer esse serviço. Pode ser que haja funcionalidades avançadas que  tenha que implementar num tema. Essa é uma boa forma de ganhar dinheiro com WordPress, porque existe muita gente que quer que os seus temas tenham um visual diferente e exclusivo.

#16 Implementação de WordPress

O implementador é aquele que pega em certos temas e plugins para criar um site ou blog em WordPress. Para esse tipo de serviço você não precisa ser um desenvolvedor, mas apenas um conhecimento profundo de como funciona o WordPress.

Você pode oferecer isso como um serviço para clientes que querem um site mas não sabe que tema usar, ou que plugins por implementar. Ademais, há questões relacionadas com domínios e hospedagem que os clientes não querem tocar.

Por vezes o cliente está a procura de uma solução específica, e você pode recomendar e implementar o melhor plugin para o efeito.

#17 Agência de Web Development

É possível também criar uma agência de Web Development trabalhando com soluções WordPress. Existem grandes empresas que usam o WordPress para os seus sites. Para trabalhar com grandes clientes como esses, é importante se estabelecer como uma agência de web development. 

Na sua agência você pode implementar soluções personalizadas para a necessidade de cada cliente. E até criar soluções in house para tal. Agências como a WebDevStudios e a 10up, são alguns dos casos que desempenham muito bem esse papel.

#18 Lojas Online

Com o crescimento exponencial da procura de soluções eCommerce para criar lojas online, você tem aqui uma grande oportunidade. Usando soluções como o WooCommerce, que é o plugin mais usado em todos os sites eCommerce online. Aqui você pode criar este tipo de sites para clientes que estão a procura deste tipo de soluções.

Basta você ter um conhecimento profundo sobre como funciona o WooCommerce, poderá assim começar a criar esse tipo de sites. Mas também pode criar lojas online com usando esta solução para os seus clientes. Você pode se especializar na criação de lojas online com o WooCommerce.

#19 Criar Cursos Online

Ivyschool

Você pode levar o seu conhecimento sobre WordPress e criar cursos online. Cobrindo várias áreas sobre WordPress você pode oferecer isso àqueles que estão a procura de conhecimento nessa área. Um exemplo de quem está a fazer bem isso o wp101, que oferece o curso online sobre WordPress.

Com a combinação de temas e plugins para criar cursos online, você pode criar a sua escola e ensinar sobre vários aspectos do  WordPress pela internet.

#20 Criando Conteúdo

Se você gosta de escrever então esta é para si, você pode dedicar-se à criação de conteúdo para WordPress. Existem  muitos blogs online que estão à procura de bons escritores que possam produzir conteúdo para os seus blogs. Sempre que você escrever e publicar para esses blogs será pago um certo valor acordado. 

Essa é uma boa forma de ganhar dinheiro online através da criação de conteúdo. É a isso que se chama de monetização do seu conhecimento. Siga os exemplos de blogueiros como o Tom Ewer e o Shaun Quarton, que escrevem sobre WordPress para outros blogs.

Se escrever é algo que você gosta de fazer e faz muito bem, você pode oferecer esse serviço. Existem muitos blogs que precisam de produtores de conteúdo para WordPress.

#22 Criação de Diretórios

Com o WordPress você também pode criar directório para classificados para vários nichos, assim como job boards. Enquanto as pessoas vão se listando no seu site, você poderá arranjar várias formas de monetizar o site. Um caso em particular é o do Problogger Job Board que cobra cerca de US$70 por mês.

Se você tem um site com uma grande comunidade, poderá capitalizar na sua audiência e ver que tipo de solução eles precisam.

#23 Podcast Sobre WordPress

Existe muita gente que prefere escutar informação em vez de ler. Essa é uma das razões pelas quais podcasts são extremamente populares. E nos últimos anos essa tendência tem estado a aumentar. Casos como o do EntrepreneurOnFire, vem para mostrar que é possível se ganhar dinheiro como podcasts.

Existem vários Podcasts dedicados ao WordPress e que o usam como um modelo de negócios. A sua forma de ganhar dinheiro é através de patrocinadores para cada episódio do podcast. Esse é um modelo extremamente popular e que muitos tem estado a usar.

Exemplos de podcasts na arena WordPress que usam esse modelo de negócios são, MastermindWPWatercooler, The WordPress Chick, Your Website Enginer, e WP Ecommerce Show. Esses não são os únicos, mas apenas alguns exemplos de pessoas que usam podcast como um modelo de negócios, exclusivamente abordando assuntos relacionados com WordPress.

Você também pode pensar em alguma forma de criar um podcast sobre WordPress, ou uma área dentro do WordPress como nicho.

#24 Serviços de Criação de Blogs

Muitos querem criar blogs mas não tem tempo ou não querem a maçada de se envolver em questões técnicas. Ainda que criar um blog seja algo relativamente fácil. Você pode usar isso como um serviço, instalando temas, instalando os plugins essenciais, e fazendo a configuração do WordPress.

Esta é uma grande forma de ganhar dinheiro com WordPress. Como existe muita gente que quer criar blogs mas não sabe como, você pode oferecer isso como serviço. Tudo o que você tem que fazer é ter uma lista de plugins para blogs e um tema que possa usar em todos os blogs que instalar.

Este é um dos serviços mais simples de oferecer, isso se você já tem um conhecimento sobre como trabalhar com WordPress.

#25 Fórum de Suporte 

Muitos recorrem aos fóruns à procura de informação sobre WordPress. Mas este também é um modelo de negócios que você pode usar. Criando um fórum para fornecer soluções sobre WordPress que as pessoas não podem encontrar em nenhum outro lugar.

Existem exemplos como o RiseForums e o WPQuestions que usam este modelo de negócios para fazer dinheiro com WordPress. Em ambos os casos eles cobrem assuntos relacionados com WordPress, onde o utilizador tem que pagar uma taxa para poder fazer parte do fórum.

Este também um modelo de negócios para WordPress para quem tem um conhecimento profundo sobre vários aspectos do software.

#26 WordPress Newsletter

Algumas pessoas estão dispostas a pagar um preço premium para receber informação exclusiva por através de um Newsletter. O Postatus é um desses casos, onde fornece uma newsletter com informação sobre WordPress aos seus assinantes. O mesmo fundador do Postatus criou uma outra newsletter para ecommerce.

Se você for capaz de agregar informação sobre WordPress regularmente e fornecer isso por meio de uma Newsletter, poderá criar um negócio. O WPMUDev também tem uma newsletter que só cobre assuntos relacionados com o WordPress para os seus membros.

#27 Website Flipping

Este modelo de negócio se aplica quando você compra e vende sites e blogs WordPress. Os que fazem isso normalmente criam sites com conteúdo, personalizado, e com todos os plugins, e depois vendem. Em outros casos, eles compram blogs melhoram o seu conteúdo e vendem-no.

Sites como o Flippa é um desses lugares onde as pessoas compram e vendem blogs a leilão.

#28 Criar o Seu Próprio Blog

Uma das formas de você ganhar dinheiro com WordPress é criando o seu próprio blog. Você pode criar um blog e monetizá-lo. Existem várias formas de fazer dinheiro com blogs, e você pode implementar todas ou algumas dessas formas no seu blog.

Criando o seu próprio blog é uma forma viável de ganhar dinheiro online. É claro que há muito trabalho involvido nisso, mas com persistência e desde que você ofereça algo de valor, isso é possível.

# 29 SaaS (Software as a Service)

Este é um modelo de negócios muito comum na actualidade e que está ganhando muito espaço. A forma como este modelo de negócios funciona é em pegar um produto como um software e torná-lo num serviço pago. Onde as pessoas pagam para fazer uso desse software mensalmente.

Alguns de exemplos de SaaS que conhecemos são os casos do Microsoft Office 365, que para você poder usar tem que pagar mensalmente. Outro caso seria o QuickBooks, que é um programa para contabilidade. Existe também o Squaraspace e o Wix que usam esse modelo de negócios.

É claro que existem muitas empresas que usam esse modelo, mencionei apenas alguns para que você tenha uma ideia do que estou a falar. Isso se esse conceito for novo para si. 

Há muitos tipos de softwares que funcionam dessa forma, o WordPress.com por exemplo, usa esse modelo de negócios. Assim como o ManageWP que é um serviço de manutenção para WordPress. O Restaurante Engine, que é um serviço de criação de sites para restaurantes usando o WP, o Hotel Propeller, que é um serviço de criação de sites para hotéis e BnB’s. E também o Edublogs e CampusPress que é um serviço de criação de blogs para escolas e universidades.

Temos exemplos como o WPDocker e o CloudPanda, que também usam WordPress como um serviço já feito onde os clientes tem que pagar uma taxa para criar sites. 

O que todos esses serviços têm em comum é que eles usam o WordPress para oferecer os tais serviços. Isso mostra que é possível também oferecer um serviço dessa natureza como um negócio.

Este é um excelente modelo de negócios porque lhe oferece a possibilidade de ser pago regularmente. O cliente continua a pagar até que ele cancele a sua subscrição.

#30 Aplicativos Para WordPress

A criação de aplicativos para WordPress ou com WordPress, é uma outra alternativa para ganhar dinheiro com WordPress. A AppPresser é um exemplo claro de que é possível criar aplicativos com WordPress.

Este serviço permite que você crie aplicativos usando a plataforma do WordPress. Este é um excelente modelo de negócios que transcende a mera criação de sites e blogs, pela qual a plataforma é conhecida.

Conclusão

Como pudemos ver, é possível ganhar dinheiro com WordPress e fazer disso um grande negócio. Para você que está a procura de uma forma de ganhar dinheiro fazendo aquilo que sabe e aquilo que gosta, poderá começar através desta grande plataforma.

Espero que este artigo sirva para lhe inspirar na sua busca de formas de fazer dinheiro e criar o seu negócio online.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.