Como Actualizar WordPress Sem Quebrar o Seu Site

Saber como actualizar WordPress sem quebrar o seu site é muito importante para todos nós. Isso porque cada actualização traz consigo novas funcionalidades e melhoramentos na performance do software e também robustez de segurança.

Contudo, se você é como muitos utilizadores do WordPress deve estar em hesitação. Isso porque muitos preferem não actualizar o WordPress.

Existem vários motivos para tal, mas o maior deles é o facto de muitos acreditarem que WordPress irá quebrar o seu site. Esse medo é legítimo e é motivado ou por experiências negativas ou por má informação.

Comecemos pela primeira razão. Se você já teve uma experiência negativa de activar um site e depois quebrar, é provável que esteja a sofrer o trauma dessa experiência.

Contudo, isso não ajuda se você não aprendeu pela experiência, principalmente se não procurou encontrar o que fez com que o seu site quebrasse.

Existe sempre um motivo. E é fundamental sempre saber o porquê dos acontecimentos. Pelo menos esse é que deve ser o passo lógico à busca de respostas.

E se você o fez e encontrou as respostas certas, então não deve ter motivo para alarme porque já sabe o que fazer sempre que tiver que fazer uma .

Mas se você não encontrou respostas para experiência negativa de ter um site quebrado por uma actualização. Então isso revela um problema profundo, o que nos leva à segunda razão que faz com que as pessoas não actualizem os seus sites.

Ignorância

Se você não sabe porque é que um site quebra no processo de actualização do WordPress, e não sabe o que fazer quando isso acontece. Então você sempre terá medo de o fazer devido à sua ignorância.

Essa ignorância se assenta quando há muita gente a propalar pela internet que não é seguro actualizar o WordPress para a versão mais recente.

Agora, isso cria vários problemas para si e o seu site. Por exemplo:

  • Você fica com o seu site vulnerável
  • Não tirará proveito das novas funcionalidades do WordPress
  • Fica privado de ter as novas melhorias em performance e robustez do software

Digamos hipoteticamente que você não está interessado em nenhuma das razões que mencionei acima para actualizar o seu site. Algumas você pode viver sem elas se assim o desejar.

Contudo, quando se trata de segurança do seu site, isso é inegociável. Em momento algum você deve negociar a segurança do seu site.

É por isso que de forma propositada coloquei a questão de segurança como a primeira razão para você actualizar o seu site.

A maioria dos sites que sofrem ataques é devido à utilização de uma versão antiga do WordPress. A minha pergunta para si é, será que você está disposto a comprometer a segurança do seu site? Quanto é que vale o seu site para si?

Tendo ultrapassado essa questão, vamos agora avançar para o próximo aspecto que quero conversar consigo. Esse na verdade foi o que me motivou a escrever este artigo.

A única forma de lidar com a ignorância é através do conhecimento. Por isso, pretendo lhe mostrar desde já o que deve fazer para actualizar o WordPress de uma forma segura.

O Que Quebra o Site

É importante desde já desmistificar a ideia de que o WordPress quebra sites. Isso não é verdade. Existe uma razão pela qual o software é usado por 25% da web.

O WordPress tem uma equipa excelente de desenvolvedores, e uma comunidade extremamente apaixonada pelo software que contribui constantemente para o seu melhoramento.

É por isso que ele está melhor do que antes. Cada actualização nova é uma melhoria sobre a versão anterior. Ela está mais robusta e com a melhor performance de sempre.

Tendo tirado essa concepção errada da sua cabeça, agora falemos sobre o causador das dores de cabeça na actualização deste software.

Dois Principais Causadores de Problemas ao Actualizar WordPress

Existem dois principais causadores de problemas ao actualizar o WordPress. E já disse que o WordPress não é um deles.

Se esse for o caso então quais são esses causadores? Você deve estar perguntando. Ainda bem que fez essa pergunta, é sinal de que está disposto a aprender. Os principais causadores de problemas durante a actualização do WordPress são:

  • Plugins não actualizados e incompatíveis com a versão recente.
  • Temas não actualizados e consequentemente incompatíveis com a versão recente.

Assim você já sabe quem são os causadores de problemas ao actualizar o WordPress. Isso é importante saber, porque só desse modo você saberá como agir quando chegar a hora de actualizar o seu site.

Assim que já sabe sobre o que faz com que sites se quebrem ao actualizar o WordPress, já podemos avançar para saber quais são os passos a tomar.

Para tal basta apenas seguir cada um destes passos seguindo a sequência que passo a mostrar.

#1 Faça um backup do seu site, incluindo a base de dados

#2 Desative todos os plugins no site

#3 Atualize todos os plugins e temas no site.

#4 Agora atualize o WordPress Core. Sinta-se a vontade.

#5 Active os seus plugins, um de cada vez. Atenção, um de cada vez.

#6 Se tiver algum problema, já sabe qual é o plugin responsável pelo problema. Desactive esse plugin imediatamente e comunique com o desenvolvedor do mesmo.

Se tiver problemas durante esse processo, um plugin importante por instalar é o WP Rollback. Este plugin é excelente para reverter tanto o seu site, temas e plugins para a versão anterior.

Agora você já sabe como actualizar WordPress sem quebrar o seu site. Deixe a sua opinião e diga o que acha deste artigo.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.