tema-filho
|

Como Criar Um Tema Filho no WordPress Usando Um Plugin

Saber como criar um tema filho no WordPress é fundamental para o bom desenvolvimento de um site. Isso porque é através dele que você fará todas as alterações que forem necessárias para o seu site. E consequentemente poderá evitar os grandes acidentes que muitos cometem ao criar sites com WordPress.

Um tema-filho ou child themes” em Inglês é o tema que é herda as funcionalidades e estilo do outro tema, que normalmente se chama de tema pai, ou seja do tema principal. O tema filho é a forma que se recomenda para modificar  temas no WordPress.

Um dos maiores erros que muitos cometem ao fazer modificações em temas, é o de modificar o tema principal directamente. Essa forma de fazer modificações não é apropriada. O que irá acontecer é que ao fazer uma actualização do tema, você irá perder todas as modificações que fez ao mesmo.

Para que tal não aconteça, recorre-se à criação de um tema filho, que contém as mesmas funcionalidades e estilos do tema pai. Chama-se tema filho porque herda as mesmas características do tema pai. Mas para tal, é necessário mexer no em código, o que nem toda a gente sabe fazer ou tem a coragem de o fazer.

Porquê Criar Um Tema Filho

  1. Para evitar a perda de todas as modificações que fizer quando actualizar o tema;
  2. Ao usar o tema filho você se certifica que as suas actualizações não serão modificadas;
  3. Usar um tema filho agiliza o desenvolvimento;
  4. Facilita o aprendizado do desenvolvimento de temas WordPress.

Neste tutorial eu vou lhe mostrar como criar um tema filho sem mexer no código do seu site. Para tal vamos recorrer a um plugin. Esse plugin chama-se Child Theme Configurator. 

Como Criar Um Tema Filho no WordPress

#1 No painel do seu site navegue até à área de plugins e na área de pesquisa escreva Child Theme Configurator.

tema-filho

Instale e active o plugin Child Theme Configurator, ao fazer isso será automaticamente redirecionado.

tema-filho

#2 No painel do seu website visite o menu de ferramentas e clique no ítem child themes, ao fazer isso será redirecionado para uma nova página. Essa é a página de configuração do plugin para criar um tema filho.

tema-filho

#3 O primeiro ítem nessa página é selecionar a primeira opção que é para criar um novo tema filho, depois disso prossiga para a próxima configuração.

tema-filho

#4 No passo a seguir o que você tem que fazer é selecionar o tema sobre o qual quer criar um tema filho. Se o seu site tiver mais de um tema clique na seta e escolha o tema para poder criar o tema filho. No meu caso estou a usar o tema GeneratePress. O passo a seguir é o de analisar se está tudo bem com o tema. Prossiga para o próximo passo.

tema-filho

#4 Neste passo o que tem que fazer é dar um nome ao seu tema filho, ou deixar a opção que lhe é apresentada por defeito. Nessa opção aparece o nome do seu tema acompanhado da palavra “”child”, que quer dizer filho em Inglês.

#5 No passo que se segue escolha a primeira opção, e prossiga para o próximo passo.

tema-filho

#6 Neste passo não altere nada, no caso de dúvida escolha a primeira opção e prossiga para o passo a seguir.

tema-filho

#7 Este é o último passo que você deve seguir para criar o tema filho, clique no botão azul e o processo de criação de tema filho irá iniciar. Este processo irá levar apenas alguns segundos.

tema-filho

Ao terminar o processo de criação do tema filho irá aparecer uma notificação nessa página a mostrar que o seu tema filho já foi criado. Você tem a opção de pre-visualisar o tema filho antes de o ativar no seu site.

Se tudo estiver bem depois de criar o tema filho, visite a área de temas e active o tema filho no seu site.

tema-filho

Na área de temas você poderá ver que há dois temas semelhantes, o tema pai e o tema filho. O tema que você deve activar e modificar é o tema filho. Não remova o tema pai do seu site, caso contrário o tema filho não irá funcionar. O tema filho depende do tema pai para poder funcionar.

Quando tiver que fazer actualizações você poderá actualizar o tema pai sem nenhum receio e sem nenhum problema para o seu site. Assim você já pode fazer todo o tipo de modificações no seu site através do tema filho sem problemas.

Depois de terminar pode remover o plugin do seu site, você não precisa dele para manter o tema filho.

Agora que já sabe como criar um tema filho já pode alterar e modificar o seu tema como quiser e sem receio de perder alguma modificação do tema quando actualizar o tema.

Se tiver gostou deste tutorial porque não partilhar com mais pessoas, e se tiver alguma dúvida não hesite em deixar a sua questão na área de comentários.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.