10 Principais Obstáculos Que o Impedem de Criar Um Blog
Há várias barreiras que o impedem de criar um blog, mas você não precisa permitir que essas desculpas o paralise ou impeçam de alcançar os seus objectivos. É verdade que há desculpas para quase tudo na vida, mas a decisão de criar um blog ou não é algo que você deve tomar em algum momento. A questão é, até quando é que você continuará a apresentar as desculpas que tem apresentado até agora.
Algumas pessoas querem criar blogs mas apresentam muitas desculpas para não iniciar, algumas dessas desculpas são legítimas mas outras são apenas imaginárias. Aqui estão alguns dos obstáculos que alguns têm para não criar os seus blogs. Mas permita-me mencionar que essas são apenas desculpas, você pode criar o seu blog e deve começar a trabalhar nisso agora.
Conheça as Barreiras Que o Impedem de Criar Um Blog
#1 Medo Do Fracasso
O medo é um sentimento comum em muitas pessoas, e ele pode ser justificado ou não. O facto é que existem várias razões para que as pessoas tenham medo. E um dos grandes medos que paralisa tanta gente é o medo do fracasso. Este tipo de medo é tão nocivo que lhe impede até de iniciar.
O que acontece com as pessoas que são possuídas pelo medo do fracasso é que elas passam o tempo a imaginar situações de fracasso. Mesmo antes de iniciar o seu projecto ou o seu blog, a pessoa já está se vendo a fracassar. Só que o problema principal aqui não é o medo do fracasso como tal, são as consequências do fracasso.
Se a pessoas já passou por uma experiência de fracasso na vida, e todos nós já passamos. A tendência é de relembrar o impacto negativo que o fracasso trouxe na sua vida, sendo assim a pessoa evita situações que o conduzam a passar pela mesma experiência. Por isso as pessoas que têm medo do fracasso tentam evitar as experiências negativas do passado.
O trauma causado pelo fracasso anterior acaba impedindo a pessoa de tomar novas decisões na vida e até de sair da sua zona de conforto.
Um exemplo claro seria, se você investiu muito dinheiro no passado e depois o negócio não deu certo, culminando com a perda de todo o seu investimento. Certamente que tal experiência poderá ter um impacto negativo e até mudar a sua percepção sobre negócios para o resto da sua vida.
A pessoa poderá adoptar atitudes negativas para tudo que se relaciona com investir em um novo negócio por causa do trauma do passado. Aliado a isso está o facto de a pessoa se importar muito com a opinião pública. Isso pode ser a opinião de pessoas próximas a ela que lhe advertiram para não tomar aquela decisão ou apenas considerar tanto o que elas pensam acerca da sua experiência.
Como Superar o Medo
A verdade é que o medo do fracasso é uma realidade mas ele deve ser enfrentado. Não devemos permitir que o medo nos paralise e nos impeça de alcançar os nossos objectivos na vida. Se fracassou no passado e teve uma experiência traumática, não permita que isso lhe paralise.
Aprenda com os erros que cometeu e tome a decisão de não repeti-los e avance com a vida. O medo também é resultado do desconhecido. Se vai começar algo novo que lhe irá tirar da sua zona de desconforto é natural que a pessoa se sinta com medo. Mas não permita que isso lhe impeça de avançar.
#2 Acha Que Não é Bom o Suficiente
Algumas pessoas pensam que só pode iniciar um blog quem é um especialista em certa área. E que elas não têm o conhecimento ou a autoridade suficiente para escrever ou falar sobre certos assuntos. Mas se você tem algum conhecimento ou experiência na vida, você é especialista.
Existe sempre alguém que poderá aprender de si, sempre há uma pessoa ou até mesmo várias pessoas que irão prestar atenção ao que você tem para dizer e partilhar. Isso porque você é uma pessoa ímpar, o importante é evitar se comparar com outras pessoas e reconhecer que tem algo para contribuir para o mundo.
Preste atenção em todos os aspectos positivos da sua vida, considere o conhecimento e as experiências que alcançou durante a sua vida. Isso tudo é suficiente para fazer de si um especialista. Considere os fracassos que teve, a sua personalidade, a sua forma de ser e de se relacionar com as pessoas. Não há ninguém como você.
Portanto, não acredite na ideia de que você não é um especialista, você é sim um especialista e tem muito para partilhar com o mundo.
#3 O Seu Tema já Está Sendo Partilhado
Uma das desculpas que muitos usam é que o ambiente já está satura e há pessoas que já estão a partilhar o mesmo conteúdo que você quer partilhar. O facto é que se já existem blogs a partilharem o mesmo conteúdo que o seu é porque há demanda para tal. Isso quer dizer que há pessoas que estão à procura desse tipo de informação.
Por outro lado isso quer dizer que há espaço para si porque tudo o que você precisa fazer é estudar a concorrência e se diferenciar dela. Veja o que é que os outros estão a partilhar, como é que eles partilham o conteúdo, quais são os seus pontos fortes e quais os pontos fracos.
Com essa informação você pode posicionar o seu blog com o seu diferencial. E a melhor forma de se diferenciar da concorrência é trazer um ângulo diferente. Você pode trazer a sua experiência, a sua personalidade, o seu conhecimento, algo que define a si como alguém único e diferente dos outros.
A verdade é que você é diferente das outras pessoas e deve usar isso como o seu principal diferencial. O erro que muitos cometem na vida é de tentar imitar outras pessoas. Não importa o nível de sucesso que os outros tenham alcançado você é diferente e esse é o seu maior diferencial.
#4 Pensar Que Ninguém Vai Ler o Seu Blog
A baixa auto-estima é um grande problema para muitos. Pensar que você é inferior aos outros ou que não tem nada para dar para o mundo. Ou mesmo quem sou eu para que as pessoas prestem atenção em mim. Isso é algo que você deve tentar ultrapassar se tem usado isso como desculpa para não criar o seu blog.
Você é alguém importante e tem algo útil, diferente, e bom para partilhar com o mundo. Não permita que ninguém o diga ao contrário. Nunca aceite uma opinião contrária ao facto de que você é especial e que tem algo para contribuir com a humanidade. O facto é que você é a solução para o problema de alguém. Você é a resposta para o dilema que alguém pode estar a enfrentar.
Será que ficará calado porque acha que ninguém lhe vai escutar? Onde é que foi buscar essa ideia? Quem lhe disse isso? Essa é a maior mentira que você está consumindo. O mundo quer lhe escutar, há muitas pessoas que estão a espera de ouvir o melhor de si. Você tem muito para dar ao mundo.
#5 Insegurança
A insegurança está muito relacionada com o medo do fracasso. Por vezes as pessoas não estão seguras em si mesmas, não tem a certeza se a coisa irá funcionar. Têm medo de começar porque não tem nenhuma garantia de que o que elas querem fazer possa funcionar, isso é resultado da insegurança.
A insegurança revela falta de confiança em si mesmo, revela a falta de confiança nas suas habilidades. A insegurança é uma forma de dizer que eu não sou capaz. E se você acredita nisso passará o resto da sua vida dentro dessa caixa da insegurança e com medo de arriscar.
A melhor forma de vencer a insegurança é começar a valorizar as suas habilidades, comece a prestar atenção naquilo que você sabe e gosta de fazer melhor. Comece a si valorizar, porque só assim é que os outros irão lhe valorizar. Acredite que você é capaz e isso servirá de motivação para si.
Acredite que é capaz e o mundo irá acreditar que também é capaz. Você é o seu melhor amigo, olhe para o espelho e comece a celebrar aquela pessoa que você está vendo. Todas as manhãs e sempre que tiver a oportunidade de olhar para o espelho felicita aquela pessoa, valorize aquela pessoa, acredite naquela pessoa, fale com essa pessoa. E será uma questão de tempo até que você comece a ter mais confiança nas suas habilidades.
#6 A Procrastinação
A procrastinação é normalmente resultado da imperfeição. Muitas vezes preferimos adiar os nossos projectos porque acreditamos que eles ainda não estão prontos. E assim continuamos adiando os nossos projectos até um dia que por vezes nunca chega.
É importante ultrapassar isso, porque o melhor momento para você lançar o seu blog é hoje e é agora. Não importa o estado em que estiver, o importante é começar e ir melhorando ao longo do processo. Mas não demore porque o tempo está passando e o comboio já está em andamento.
#7 O Perfeicionismo
O perfecionismo é um dos inimigos do avanço e do desenvolvimento. Este sentimento é resultante da ideia de que só pode começar algo quando estiver perfeito. Ele tem como raíz o medo de fracassar, por isso vai se escondendo por detrás da ideia de que as coisas precisam estar perfeitas antes de iniciar algo.
Nada precisa estar perfeito para iniciar, se funciona então está pronto para iniciar. Melhore ao longo do tempo, mas pára de trabalhar nesse projecto, nessa ideia, e lance o se blog agora. O seu projecto jamais estará perfeito para lançar mas você pode melhorá-lo ao longo do tempo.
O importante é que tenha conteúdo para partilhar com o seu público, trabalhe no seu conteúdo e o resto você poderá fazer enquanto o seu blog já está ao vivo.
Conheço pessoas que até hoje não lançaram o livro que deviam ter lançado a bastante tempo porque ainda não está como deveria segundo eles. Conheço pessoas que a dois anos que ainda estão a planear criar o seu blog, e só querem fazê-lo quando estiver perfeito.
Esse dia poderá não chegar, crie o hábito de lançar o seu projecto logo que já tiver as condições para ser consumido. O seu blog não precisa estar perfeito para que você possa lançar e começar a produzir conteúdo.
#8 A Indecisão
Todos os dias tomamos certas decisões e as nossas decisões determinam o nosso futuro, incluindo a indecisão. A indecisão por si mesma já é uma decisão. É a decisão de não tomar uma decisão. E por não tomar essa decisão você já está criar o seu futuro.
Há muita gente indecisa na vida, indecisa sobre o que devem estudar, se devem se casar ou não. Indecisão sobre quando é devem iniciar o seu negócio, sobre quando é que vão iniciar o seu blog. Será que você é uma delas? Está no estado perpétuo de indecisão porque está inseguro?
A verdade é que a indecisão é resultado do medo de assumir as consequências que elas trazem. Só que as pessoas não percebem que ao não decidirem já estão a tomar uma decisão. Portanto, ouse em decidir ainda hoje. Decida criar o seu blog e começar a publicar conteúdo para o mundo se beneficiar sobre o melhor que tem para oferecer.
#9 Não Entende Tecnologia
Esta é uma das maiores desculpas que muitos apresentam para não criar o seu blog. O facto que a tecnologia não precisa ser um impedimento para você não criar o seu blog. Criar um blog não é difícil, a parte mais difícil de um blog está relacionado com aspectos que não tem nada a ver com o blog.
Com ferramentas como o WordPress que são muito fáceis de usar qualquer pessoa que saiba trabalhar com um computador pode criar um blog. Se você sabe ligar um computador, e digitar informação num documento então você pode criar um blog. Se sabe escrever e enviar um email então pode cria um blog.
Pode ter a certeza que a parte tecnológica é a parte mais fácil sobre a criação de um blog. Não permite que essa ideia lhe impeça de criar o seu blog e começar a partilhar o seu conhecimento com o seu público. Crie o seu blog ainda hoje e você verá que afinal não é assim tão difícil.
#10 Não Saber Escrever
A sério? Você não precisa ser Luís de Camões para poder começar a escrever e publicar conteúdo online. Comece a escrever e você irá melhorar. Até porque a melhor maneira de aprender a escrever é escrevendo. Ninguém aprende a escrever sentado a desejar que um dia saiba escrever.
Comece a escrever as primeiras palavras, as palavras se transformarão em frases, as frases se transformarão em parágrafos, e parágrafos se transformarão em grandes textos. É assim que se começa, e se você começar hoje, estará no bom caminho porque o segredo para escrever bem é escrever.
Ademais, pode ter a certeza que os seus leitores não assim tão preocupados na sua escrita, mas sim no conteúdo e na qualidade de conteúdo que você criar. Portanto, comece a escrever agora e publique os seus artigos para o mundo consumir.
Por outro lado, se a escrita não é a sua área forte você pode produzir conteúdo em vídeo ou em áudio através de um podcast.
Conclusão
Desculpas todos nós podemos arranjar e até inventar, mas será que você irá permitir que as suas desculpas lhe impeçam de criar o seu blog? Quais das desculpas mencionadas neste artigo você tem estado a apresentar. Ou por outra, existe alguma desculpa que não mencionei neste artigo?
Qual é a sua desculpa? Seja qual for eu quero que você saiba que é apenas uma desculpa. Não permita que isso lhe impeça de realizar os seus sonhos e concretizar os seus objectivos.