Como Escolher Um Domínio Para o Seu Blog
O primeiro passo para criar um presença online é ter uma identidade própria, isto é, um endereço através do qual o seu portal será conhecido. É importante fazer isso porque caso contrário você não será achado online e também não terá como direcionar as pessoas para o seu site.
Digamos que você já se decidiu e que está convencido de que quer criar uma presença na de modo a poder alcançar os seus objectivos. Sejam eles promover os seus productos/serviços, ou mesmo criar uma marca própria com o objectivo de ter o seu próprio espaço online.
Para que isso aconteça é necessário registar em primeiro lugar um domínio, isto é para aqueles que querem levar a questão de publicações na web seriamente. Contudo, é importante saber como registar um domínio que será represantativo daquilo que você quer alcançar.
Por essa razão eu decidí partilhar consigo os passos para escolher um bom domínio, tudo com o objectivo de poder ajudá-lo a tomar decisões mais acertadas quando se trata de criar o seu próprio domínio.
1. Que esteja relacionado com a sua marca
O primeiro passo na escolha de um bom domínio para o seu web site é que ele deve estar relacionado com a sua marca. Isto é, o domínio deve ser representativo daquilo que você está a promover. Por exemplo, se você está na área de vestuário não ficaria bem registar um domínio que diz www.decoracaointerior.com.
Como pode ver uma área não tem nada a ver com a outra, você não está na área de decoração interior mas sim na área de vestuário. Então use um domínio que seja representativo daquilo que você faz. Se você já tem uma marca e negócio com nome registado, então utilize o nome da sua empresa como domínio.
2. Que Seja Fácil de Lembrar
Como seres humanos nós nos esquecemos facilmente e temos a tendência de esquecer com mais rapidez ainda coisas complexas. E isso inclui nomes tanto de pessoas, empresas, e até de domínios online. Por isso esta questão tem que ser muito bem pensada, porque quando se trata das pessoas procurarem por ti, seus productos ou serviços online, o seu site deve ser a primeira coisa que elas se lembram.
A escolha de um nome fácil ou difícil de lembrar pode determinar no ganho ou perda de lucros para a sua empresa. Se o seu domínio for fácil de lembrar então as pessoas visitarão facilmente o seu site e com mais frequência, porém si for difícil de lembrar, então esqueça eles irão visitar os teus concorrentes.
3. Que seja curto
Quanto mais curto for o domínio melhor é para as pessoas que visitam, porque sempre existe a possibilidade de não escreverem bem o seu domínio. Para além do facto de que ninguém quer levar trinta segundos a escrever um domínio, isso é rídiculo não acha?
Se for a reparar os melhores domínios são aqueles que tem menos de cinco letras, e esses são também os mais valiosos. No modelo de negócios de compra e venda de domínios os vendedores procuram os domínios mais curtos possíveis e vendem-nos a preços exorbitantes para queles que estão interessados nele.
Por exemplo a alguns anos atrás o Facebook comprou o domínio fb.com por 1 milhão de dólares, eu sei parece ridículo mas alguém ficou milionário vendendo um único domínio. E este não é o único caso, muitos outros casos similares. Isto é importante para mostrar o quanto vale um domínio.
4. Que seja fácil de soletrar
No em que eu me esqueça me lembre do seu domíno por favor permita que eu possa escrevê-lo e soletrá-lo da maneira que ele é pronunciado. Porque isso ajuda, para aqueles que costumam usar nomes que estão associados a sua língua materna tem que pensar nisto seriamente.
5. Que seja fácil de escrever
Este passo segue ao anterior que tem a ver com o soletrar, não faça do seu domínio uma equação matemática ou um jogo de palavras. Não me faça pensar, já tenho muito que pensar. Quando estou online existe muita coisa que atrai a minha atenção, portanto facilite a minha vida.
6.Que seja .com
Esta não é uma regra sagrada, mas é uma boa recomendação devido a popularidade deste domínio e também o seu apelo global. A não ser que tenha um motivo em particular para não usá-lo, mas a regra de ouro online é sempre começar com o .com.
7. Evite Usar Carácteres Especiais
De preferência e como regra de ouro nunca use carácteres especiais no seu domínio, em primeiro lugar porque os navegadores não lêem esse tipo de carácteres, mas também porque é melhor para a usabilidade. Existe uma grande diferença entre roupas-interiores.com e roupas interiores.com. As pessoas jamais se lembrarão disso.
8. Use Variações Se For Necessário
Os bons domínios já na sua maior parte foram tomados, principalmente aqueles que são relativamente curtos. Por isso, existe sempre a possibilidade de o seu domínio ter sido tomado se não for algo extremamente exclusivo. Se for o caso de ter sido tomado então comece por usar variações como .net ou pode também se for necessário siglas ou outro tipo de variação que não fuja bastante da essência da sua marca.
Então aqui você tem os 8 Passos Para Escolher Um Bom Domínio, espero que este artigo tenha sido útil para si e como sempre não se esqueça de deixar o seu comentário.