Como Instalar e Configurar Yoast SEO: O Guia Completo
Saber instalar e configurar Yoast SEO é uma mais valia para o seu site se quer ter melhor posicionamento para os seus artigos e o seu website. Embora existam vários artigos para SEO no directório de plugins, o Yoast SEO é o mais popular e mais usado por muitos blogueiros e utilizadores de WordPress.
A sua elevada utilização não é por acaso, é que este plugin faz o que promete, ele ajuda a melhorar a o posicionamento dos seus artigos nos motores de pesquisa. Por isso, para quem está interessado em ter um melhor posicionamento dos seus artigos nos motores de pesquisa, a melhor ferramenta para tal é o plugin Yoast SEO.
É importante mencionar que embora este plugin seja de extrema utilidade para SEO ele pode intimidar a muitos que o usam pela primeira vez. E foi a pensar nisso que decidi criar este guia de modo a ajudá-lo e mostrá-lo como instalar e configurar este plugin para o benefício do seu blog.
A primeria coisa que deve fazer é se dirigir ao directório de plugins e instalar o Yoast SEO no seu site.
#Primeiro: Em primeiro lugar vai para área de plugins e clique em adicionar novo plugin e será redirecionado para a área de plugins onde poderá escolher o plugin por adicionar.
Na área de pesquisa insira o nome do plugin: Yoast SEO e clique no plugin para instalar e de seguida active o plugin.
# Segundo: Ao instalar e activar o plugin irá aparecer um novo menu do Yoast SEO, é através dele que iremos configurar o plugin. Para tal clique na opção Geral do menu e será redirecionado para uma nova página.
Na página geral do plugin clique no assistente de configuração como mostra a imagem.
Agora vamos iniciar com o processo de configuração do plugin usando o assistente de instalação do Yoast SEO. Para tal é necessário apenas seguir os passos que se seguem.
#Terceiro: o passo que se segue é o de escolher a configuração para Yoast SEO, de início o plugin nos oferece duas opções, a primeira opção é para que faça a sua própria configuração, e a segunda opção é a de requerer o serviço de configuração do Yoast. Este é um serviço pago, mas nós vamos usar a primeira opção e fazer a nossa própria configuração do plugin. Prossiga e escolha a primeira opção.
#Quarto: no passo a seguir tem a ver com o ambiente do seu website, se estiver em fase de desenvolvimento no seu computador ou online. Se o seu site estiver online escolha a opção A, mas se estiver offline, no seu computador escolha a opção B, e clique no botão para seguir para o próximo passo.
#Quinto: no passo a seguir tem que escolher o tipo de site em que está a instalar e configurar o Yoast, o plugin oferece-nos várias opções, escolha a opção certa para o seu site. Para o meu caso escolhi a opção blog.
#Sexto: no próximo passo tem que preencher os perfis das redes sociais que usa, preencha com a informação das redes sociais que tem usado e passe para o passo seguinte.
# Sétimo: no passo que se segue é melhor deixar como está e não alterar nada, a não ser que por alguma razão não queria que os seus artigos e páginas sejam indexados. Mas a razão deste plugin é a indexação das suas páginas, portanto, deixe como está e prossiga para o próximo passo.
#Oitavo: este passo é para sites que têm vários autores, se o seu tiver um ou vários autores preencha da forma adequada e siga para o próximo passo.
# Nono: neste passo temos que validar o seu site, isso se é que ainda não o fez. Se esse for o caso o plugin irá nos ajudar nesse processo. Comece por clicar no botão para aceder ao código, será redirecionado para escolher o seu email e de seguida autorizar Yoast SEO a se conectar com a sua conta.
seleccione a conta de email se tiver mais do que uma.
Dê permissão ao Yoast SEO para aceder à sua conta clicando no link permitir.
De seguida copie no código que lhe é apresentado e insira no lugar para autenticar.
Insira o código no espaço oferecido e autentique, de seguida passe para o último passo da configuração do Yoast SEO.
Este é o último passo e aqui é onde deve definir o título do seu blog, mas isso é algo que já o fez durante a configuração do seu site. A não ser que queira alterar isso pode o fazer, caso contrário deixe como está, e prossiga para os separadores. Aqui também não há muito por dizer, é só escolher o tipo de separador para dos títulos que prefere e prossiga para finalizar a configuração.
Esta etapa é opcional, se estiver interessado em receber a Newsletter da Yoast pode preencher os seus dados, caso contrário prossiga para fechar a configuração.
Depois de ter seguido todos os passos da configuração feche o assistente clicando no link que lhe é oferecido para tal.
E é tudo quanto a configuração do Yoast SEO, mas ainda não terminamos. A seguir vamos aprender como usar as funções do Yoast SEO para optimizar os seus artigos e páginas do seu website para que tenha um melhor posicionamento online.
Funcionalidades
Depois de terminar a configuração do Yoast SEO vamos para as funcionalidades do plugin, clique no link das funcionalidades como mostra a imagem.
O Yoast SEO apresenta várias funcionalidades para o seu benefício, o que tem que fazer é ligar ou desligar a funcionalidade que lhe interessa. Por omissão Yoast SEO apresenta todas as funcionalidades ligadas para o seu benefício, isso porque de acordo com Yoast SEO essas funcionalidades são importantes.
Essas são as mesmas funcionalidades que são apresentadas durante a análise de SEO das suas páginas ou artigos que for a criar. Vejamos quais são essas funcionalidades.
Análise de SEO: a análise de SEO oferece-lhe sugestões para melhorar o SEO do seu texto.
Análise de legibilidade: a legibilidade oferece-lhe sugestões sobre a estrutura e estilo do seu texto.
Conteúdo principal: o conteúdo principal oferece-lhe a opção de selecionar e marcar o conteúdo principal no seu website.
Contador de ligações de textos: o contador de ligações ajuda-lhe a melhorar a estrutura do seu website.
Sitemaps XML:esta opção activa os sitemapas gerados pelo Yoast SEO.
Integração com Ryte: O Ryte verifica diariamente se o seu site pode ser indexado pelos motores de pesquisa e notifica-o caso não seja possível.
Menu da barra de administração: O menu da barra de administração do Yoast SEO contém ligações úteis para ferramentas de terceiros para analisar páginas e para que seja mais fácil ver se tem novas notificações.
Segurança/Security: a secção avançada de metadados de SEO permite que um utilizador remova artigos dos resultados de pesquisa ou até mudar o canónico. Essas são coisas que poderá não querer que qualquer ator o faça. É por isso que por omissão apenas os administradores e editores podem fazer isso. Desligar esta opção permite que todos os utilizadores alterem essas funcionalidades.
Se fez alguma alteração as essas funcionalidades lembre-se de guardar as alterações, caso contrário é melhor deixar essas definições como estão.
Ferramentas de Webmaster
A última configuração por fazer no menu geral são as ferramentas de webmaster, aqui você tem que verificar o seu site nos vários motores de pesquisa. Neste casto três, que são o Bing, Google, e Yandex, para tal o Yoast SEO oferece-lhe os links para fazer o mesmo. Siga os links e prossiga com o processo de verificação e insira os códigos de verificação para cada motor de pesquisa nos espaços oferecidos.
Search Appearance
A próxima opção no menu do Yoast SEO é o Search Appearance, vamos ver o que ele oferece clicando no link como mostra a figura abaixo.
Ao clicar no Search Appearance é redirecionado à uma página que apresenta várias opções de configuração. Vamos configurar cada uma delas, começando com a aparência geral. Na opção geral somos apresentados com o separador de títulos, já deve estar familiarizado com esta opção porque configurarmos no momento da configuração do plugin.
Se não o fez pode fazê-lo agora escolhendo o tipo de separador preferido para si.
De seguida temos a forma como o título aparece na página inicial, a informação mostra-nos que o título aparece de acordo com a sequência seguinte:
Nome do Site=>Página=>Separador=>Descrição.
Se não quiser que apareça assim nos motores de pesquisa certamente que pode alterar esta sequência. A seguir tem espaço para escrever a descrição da página inicial, é importante escrever a descrição porque é o que irá aparecer nos motores de pesquisa quando as pessoas procurarem pelo seu site.
A informação que se segue é a que irá aparecer no Google Knowledge Graph, aqui tem a opção de decidir se é uma pessoa ou uma empresa. Também passamos por esse passo quando configuramos o Yoast SEO, e depois de terminar guarde as alterações.
O próximo passo no Search Appearance o Content Types, clique no link para fazer a configuração. Nos tipos de conteúdos temos artigos e páginas, o plugin oferece-nos a opção de morstrá-los nos resultados de pesquisa ou não. Nós definimos esta função quando configurarmos o plugin, e é sempre melhor activar a funcionalidade para mostrar as páginas e os artigos nos resultados de pesquisas.
Se por alguma razão prefere o contrário pode desactivar essa funcionalidade.
O modelo de título de artigos é título=>página=>separador=>nome de site.
Tem também o espaço para o modelo de descrição do artigo e a opção para esconder ou mostrar dados na pré-visualização de artigos, ou o Metabox do Yoast SEO.
O modelo de página é : título=>página=>separador=>nome do site.
É também apresentado com um espaço para um modelo de descrição, e depois de terminar as alterações guarde as alterações.
O próximo passo será a configuração da Media, para tal clique no link correspondente à media, por omissão a opção está definida para que o URL da media possa redirecionar para si mesmo. Yoast SEO recomenda que deixe assim como está, portanto, não vamos alterar nada aqui.
O próximo passo são as taxonomias, as taxonomias que o WordPress apresenta são Categorias e Etiquetas, e são essas que temos que configurar nesta opção. A primeira opção é se queremos mostrar as categorias e etiquetas nos resultados de pesquisa. Por omissão a opção é sim, eu recomendo que deixe como está para que tenha benefícios de SEO para o seu site. Isso quer dizer que quando pesquisarem por conteúdo numa determinada categoria do seu site, irá mostrar nos resultados de pesquisa.
O modelo de título para categorias é Arquivo de=>termo do título=>página=>separador=>nome de site
Tem também a opção para inserir o modelo de descrição para as categorias e etiquetas.
O resto da informação é melhor deixar como vem por omissão, mostrando o metaboxdo Yoast SEO, activar o arquivo baseado no formato, e também desactivar a opção para não mostrar o formato nos resultados de pesquisa. O modelo de título é o mesmo que o das categorias assim como a opção para inserir um modelo da descrição.
O próximo passo é o arquivo, clique no link para fazer a configuração necessária. Nos arquivos tem três opções por definir, que são arquivos do autor, arquivos por data, e a opção para mostrar ou não os arquivos por data nos resultados de pesquisa.
Arquivos do autor: mantenha essa opção inactiva se estiver a gerir um site com um único autor, nesse caso o arquivo do autor será o mesmo que o da página inicial.
Arquivos por datas: mantenha o arquivo por datas activo de modo a que o arquivo apareça por datas, e deixe a opção para não mostrar os arquivos de acordo com a data nos resultados de pesquisa. Essa opção já está inactiva por omissão.
As páginas especiais do seu site são aquelas páginas que não quer que apareçam nos resultados de pesquisa, e estão definidas como nonindex por omissão. Se quiser pode modificar como a informação aparece nos resultados de pesquisa e guarde as alterações.
O próximo passo são as definições do breadcrumbs, por omissão está activo. Nos espaços que se seguem pode configurar como quiser que a informação apareça nos breadcrumbs.
A última definição por fazer é o RSS, aqui poderá decidir qual é a informação que quer que apareça antes de cada conteúdo do feed, assim como depois do conteúdo. Se não fizer alguma nenhuma alteração deixe como está.
Search Console
A search console é a opção que permite ao Yoast SEO obter a sua informação da Google Search Console, já fizemos isso durante a configuração do Yoast SEO, mas se não o fez durante a configuração do plugin, pode fazê-lo agora. Clique na opção do menu Search Console,
Será redirecionado para a página da Search Console do Yoast SEO, aqui deve clicar no botão para obter o código de autorização do Google. Siga os passos para tal e insira o código de autorização no espaço em branco, e autentique o código, de seguida terá que escolher o perfil que nesse caso é o seu site que adicionou no Google Search Console. E é tudo.
Redes Sociais
A opção das redes sociais permite configurar as suas redes sociais através do Plugin, sendo assim poderá tirar maior proveito de benefícios de SEO que as redes sociais lhe oferecem. Ao clicar no link das redes sociais é redirecionado para uma nova página com várias opções de configuração de redes sociais, assim como algumas das principais redes sociais tais como Facebook, Twitter, e Pinterest.
A primeira opção no menu das redes sociais é a de preencher os seus perfis nas várias redes sociais apresentadas pelo plugin. Se tem perfis nas várias redes sociais então prossiga preenchendo cada espaço dedicado para as redes sociais apresentadas.
Ao terminar o preenchimento dos perfis nas várias redes sociais prossiga para o próximo passo que é o de configurar as definições para as várias redes sociais aqui apresentadas. Nesse caso em particular começando pelo Facebook. Ao adicionar metadados do Open Graph faz com que o Facebook mostre uma pré-cisualização com imagens e excerto do texto ao partilhar uma ligação para o seu site. A não ser que não esteja interessado nesta funcionalidade pode desactivá-la.
Nas definições gerais da página inicial tem que adicionar o URL da imagem, título, e a descrição da página inicial. Essa é a informação dos metadados que aparece na página oficial do seu site. E depois disso tem a opção da definição por omissão, em que tem que adicionar uma imagem que será usada sempre que o seu conteúdo não tiver uma imagem. E depois de terminar guarde as alterações e prossiga para a próxima configuração.
De seguida terá configurar as definições do Twitter, onde por omissão apresenta a opção de adicionar metadados no cartão do Twitter. À semelhança do Facebook deve deixar essa opção activa se quiser mostrar a pré-visualização com imagens e excerto do texto sempre que partilhar uma ligação para o seu site. Caso não queira é só desactivar.
Ao optar por deixar a definição activa terá que escolher o tipo de cartão por omissão, que pode ser apenas um resumo ou resumo com imagem grande. E depois disso lembre-se de guardar as alterações.
De seguida configure as definições do Pinterest se for aplicável para o seu caso, para tal tem apenas que confirmar o seu site com o Pinterest se é que ainda não o fez, e adicionar a meta tag no espaço para a confirmação do Pinterest e guardar as alterações.
O último passo é o de configurar as definições do Google Plus, para tal tem apenas que adicionar a URL da sua página do Google Plus se tiver uma. E depois de fazer isso lembre-se de guardar as alterações.
E é tudo com relação à configuração das definições das redes sociais com o Yoast SEO. A seguir vamos dar uma vista de olhos nas ferramentas que o Yoast SEO nos oferece.
Ferramentas
Yoast SEO apresenta ferramentas poderosas para o auxiliar no seu SEO, vejamos quais são essas ferramentas.
O Yoast SEO inclui um conjunto de ferramentas no seu pacote, com essas ferramentas pode importar e exportar definições de SEO de outros plugins para utilizar noutro site, pode editar ficheiros como o robots.txt, e também fazer a edição por lote dos títulos e descrições de conteúd0s de páginas
Como Usar Yoast SEO Para Optimizar as Suas Páginas
O último passo que irei mostrar na utilização deste plugin está associado à optimização das páginas e artigos do seu site. É importante optimizar cada artigo e página que criar, e o Yoast SEO torna essa tarefa fácil.
A primeira ferramenta que o Yoast SEO apresenta é a ferramenta de legibilidade, através dela poderá analisar a estrutura e o estilo do seu conteúdo. Sempre que o seu conteúdo apresentar problemas de estrutura e de estilo a ferramenta irá mudar para a cor vermelha e irá mostrar os problemas de legibilidade associados com o seu artigo. E quando tudo estiver bem a cor muda para verde.
A outra parte da análise é a análise da palavra chave do seu conteúdo, neste caso várias opções são apresentadas para melhor optimizar o seu conteúdo.
Aqui a primeira coisa que deve fazer é inserir a palavra chave através da qual pretende se posicionar nos motores de pesquisa online, Yoast SEO começará a analisar o seu conteúdo como base na palavra chave que for a inserir aqui.
Tem também que inserir a palavra chave no slug e escrever uma descrição do conteúdo com a palavra chave nela. Existe um número mínimo de palavras para a descrição, e logo que atingir esse número irá notar que a cor da barra mudará para verde. Depois de assegurar que tanto o slug e a descrição tem a palavra chave poderá fechar o editor de fragmentos.
Aqui temos um exemplo claro sobre como é que o slug e a descrição com a palavra chave inserida irão aparecer nos motores de pesquisa.
O Yoast SEO ajuda na análise do seu conteúdo mostrando os problemas que o seu conteúdo apresenta e o que precisa melhorar para melhor se posicionar nos motores de pesquisa.
A outra ferramenta que o Yoast SEO apresenta é o de configuração das redes sociais, essa funcionalidade permite com que possa inserir informação específica para o Facebook e Twitter para o conteúdo em causa, no caso de não quiser usar as predefinições feitas.
A outra ferramenta do Yoast SEO permite que com faça configurações avançadas, mas é importante que toque nessa área apenas se souber o que estiver a fazer. Se não sabe, o melhor é não tocar nessa área.
Nesta área tem a opção de decidir se quer que a página ou artigo seja mostrado nos resultados de pesquisa ou não, se quer que os motores de pesquisa sigam os links no artigo ou na página, título de breadcrumbs e o URL canónico. Como pode perceber, essas são definições avanças e só deve tocar nelas se sabe o que está a fazer. Caso contrário não irá afectar nos resultados de SEO da sua página.
Ora bem, isto é tudo com relação a instalar e configurar Yoast SEO, agora você já pode configurar e optimizar o SEO do seu site usando este plugin. Espero que este tutorial lhe tenha sido útil, deixe o seu comentário e deixe a sua opinião ou dúvida sobre o tutorial.