Como Actualizar WordPress Usando FTP
É sabido que é muito importante actualizar o WordPress para a versão mais recente sempre que ela estiver disponível. Mas sabia que é possível actualizar WordPress usando FTP? Se você não sabia que isso era possível então este artigo é para si, acompanhe para saber como é que isso se faz.O Que é Necessário
- A versão mais recente do WordPress
- Um FTP (Filezila)
Antes de lhe mostrar como este processo funciona, é importante conhecer a estrutura do WordPress. O WordPress contém três pastas importantes, que são:
- WP-ADMIN
- WP-CONTENT
- WP-INCLUDES
É verdade que cada uma destas pastas tem o seu nível de importância e desempenha a sua função dentro da estrutura do núcleo do WordPress. E está fora do alcance deste artigo falar sobre cada um deles.
Por isso, apenas vou me focar em mencionar que a pasta mais importante do WordPress é o WP-CONTENT. Isto porque é nesta pasta onde se encontra toda a informação do seu site, isto é, todos os temas, plugins, pasta de idiomas, imagens, etc.
Como pode ver esta pasta é muitíssimo importante e por isso não deve ser mexida em nenhum momento durante o processo de actualização. Isto porque quando actualizamos o site para a nova versão substituímos os antigos ficheiros pelos novos que estão contidos na versão actual.
Tendo este conhecimento já podemos avançar com o processo de actualização.
Em primeiro lugar faça um backup ou cópia de segurança do seu site, isto é importante porque é uma medida preventiva. No caso de algo ocorrer de errado sempre poderá recuperar o seu site.
Em segundo lugar baixe a versão mais recente do WordPress e extraia os ficheiros nele contidos.
De seguida conecte o FTP ao seu servidor e localize a pasta que contém a versão actual do WordPress que acabou de baixar.
Usando o FTP substitua as seguintes pastas:
Como disse antes, durante este processo tenha o cuidado de não mexer na pasta WP-CONTENT, caso contrário irá perder toda a sua informação.
WP-ADMIN: Transfira esta pasta para o seu servidor e substitua a antiga pasta do wp-admin que lá existe.
WP-INCLUDES: Transfira a pasta do wp-includes para o seu servidor substituindo assim a pasta lá existente pela nova.
Para além das três pastas WordPress também contém cerca de 16 ficheiros, envie esses ficheiros e substitua os que já lá existem.
De seguida faça um refresh do seu site no seu navegador, onde será apresentado com uma nova página a instruir-lhe para actualizar a base de dados. Clique no link para proceder.
De seguida receberá uma notificação a dizer que a actualização já está terminada, clique no link para continuar e faça o login no seu site.
Como deve ter notado, não é difícil actualizar o WordPress usando ftp. Espero que tenha gostado do tutorial, deixe a sua opinião na área de comentários.