10 Modelos de Sites de Membros Para Criar Um Negócio Online
Criar sites de membros é uma das melhores formas de ganhar dinheiro online. Isso porque com um site de membros você tem a garantia de ter uma receita fixa todos os meses. Este é uns dos melhores modelos de negócio online. É claro que no início requer muito trabalho na criação de conteúdo, mas isso faz parte do processo.
Para a criação de sites de membros existem vários plugins de fácil configuração para várias áreas de membros no seu site. Só que muitas vezes o grande desafio que muitos têm, tem a ver com o modelo de site de membros por criar.
Por essa razão resolvi criar este artigo para lhe mostrar os vários modelos de sites de membros que você pode criar e começar a ganhar dinheiro online.
#1 Conteúdo “dreep feed“
Este é o modelo mais popular de todos e consiste em criar uma área de membros onde os usuários têm acesso ao conteúdo que é publicado mensalmente. Neste modelo os membros pagam um valor mensal para aceder ao conteúdo que é publicado regularmente.
A estrutura deste modelo de sites de membros permite com que o membro possa aceder ao site a qualquer altura do ano. O conteúdo está estruturado de tal forma a permitir que a pessoa tenha que passar o primeiro módulo antes de continuar para o próximo.
Como resultado disso, você terá membros a qualquer altura do ano a acederem ao conteúdo do seu membros.
#2 Acesso Total
O modelo de acesso total permite com que o membro tenha acesso a toda o conteúdo dentro da área de membros. Este modelo é ideal para pessoas que não queiram esperar e estão interessadas em ter toda a informação de uma só vez.
Você poderá oferecer o acesso total a um curso, a todo o material que tiver para oferecer, ou até mesmo a um produto ou vários produtos que tenha para oferecer aos seus clientes.
Com este modelo de sites de membros você pode cobrar uma única vez ou mensalmente. Para que o modelo que pagamento mensal funcione você terá que oferecer algo com regularidade. Pode ser o acesso a um fórum, ou até a webinários exclusivos aos membros.
#3 Conteúdo Editorial
Neste modelo de sites de membros o conteúdo é publicado de forma regular e pode ser diariamente ou semanalmente. Este é o modelo usado por revistas digitais online que publicam com muita frequência. Neste modelo os leitores pagam um valor mensal para ter acesso à informação que lhes é oferecida.
Com este modelo de sites de membros você pode oferecer artigos, ficheiros em áudio, vídeo, ou até PDF para os seus leitores.
#4 Modelo de Produto Protegido
Muitas vezes vemos produtos digitais tais como plugins, softwares, temas, e-Books, vídeos através de sites de membros. Geralmente esses produtos estão protegidos dentro duma área de membros e você precisa de uma senha para ter acesso a eles.
Esse modelo permite que você possa vender produtos digitais em vários formatos. Para ter acesso a esses produtos os clientes tem que pagar um valor único. Você não tem limite sobre quantos produtos poderá oferecer no seu site de membros. Poderá oferecer tantos produtos quanto quizer.
Um exemplo claro deste modelo em funcionamento é o site da ThemeForest, que se dedica exclusivamente à venda de produtos digitais. Mas para ter acesso aos seus produtos você tem que aceder à sua área de membros.
#5 Modelo de Curso Online
Um site de membros é uma boa forma de oferecer cursos online. Você pode oferecer cursos online de forma modular ou usando o modelo “dreep feed” para fornecer conteúdo aos estudantes.
Usando um site de membros para oferecer cursos online permite que o conteúdo do curso esteja numa área de membros protegida. Para que as pessoas possam aceder a informação terão que ter uma senha. Normalmente usando este modelo as pessoas pagam uma vez para ter acesso ao curso.
Usando um plugin como o Lifter LMS você pode criar cursos online e também uma área de membros para os seus cursos.
#6 Modelo de Serviços
Se você oferece serviços ou coaching para os seus clientes, a melhor forma de escalar os seus serviços é criando uma área de membros. Este modelo é simplesmente para a oferta de serviços aos seus clientes através de uma área protegida. É muitos casos você não precisa de uma área de membros para oferecer serviços online.
Contudo, se você tem conteúdo ou ferramentas por partilhar com os seus clientes, a criação de um site de membros ajuda. Desse modo poderá criar uma área privada onde os seus clientes poderão ter acesso mediante uma senha para aceder ao conteúdo ou ferramentas.
#7 Modelo Comunitário
Com a popularidade de comunidades sociais online tem se tornado cada vez mais fácil criar esse tipo de comunidades através de uma área de membros. Você pode criar um fórum privado onde as pessoas tenham que pagar um valor para ter acesso a esse fórum.
Pode também criar uma comunidade específica relacionada com o assunto que lhe interessa, permitindo que os membros tenham acesso a essa área privada.
#8 Modelo de Tempo Fixo
Este modelo de sites de membros de um período fixo para as pessoas acederem à informação contida no site. Por exemplo você pode criar um programa em que as pessoas têm seis meses para completarem o programa, depois de o período termina a pessoa perde o acesso à área de membros.
Com este modelo a pessoa sabe quanto tempo tem para aceder à informação e faz com que a pessoa se discipline para seguir esse projeto. Para este modelo de sites de membros as pessoas tem que fazer um pagamento mensal parar continuar a ter acesso ao conteúdo durante a duração do programa.
#9 Área de Membros Privada
Este tipo de área de membros permite que os membros se comuniquem entre eles de forma privada. Eles podem trocar informação entre si num fórum mais privados que os outros membros não tenham acesso.
#10 Modelo Híbrido
O modelo híbrido e a junção de dois ou mais modelos de sites de membros. Pode se dar o caso em que nenhum desses modelos que mencionei se apliquem para si. Nesse caso você poderá usar o modelo híbrido que consiste na junção de vários modelos que possam servir o seu propósito.
É sempre possível misturar vários modelos de modo a que tenha o tipo de site de membros que deseja ter. Isso pode acontecer porque nem sempre um determinado modelo possa se adequar às suas necessidades. E quando é assim a solução é fazer a junção de vários modelos para o mesmo objectivo.
Conclusão
Espero que este artigo lhe ajude a decidir sobre o tipo de modelo que melhor se adequa às suas necessidades. É verdade que nem sempre um único modelo possa ir ao encontro dos seus objectivos, nesse caso. pode optar por usar o modelo híbrido.
Que modelo de sites de membros você irá usar? Qual dos modelos que partilho neste artigo você acha que é melhor para si. Partilhe connosco na área de comentários.