Gutenberg: O Futuro do WordPress Chegou

A nova versão do WordPress chegou e chegou com uma grande e a mais antecipada novidade. O Gutenberg, esta versão foi a que mais demorou a ser publicada pois passou por várias iterações, e também dependia muito se o Gutenberg estava pronto ou não. Em relação à sua aceitação, existem opiniões divididas, algumas pessoas são a favor do Gutenberg enquanto que outras não.

Mas mudança é isso mesmo, nem sempre as pessoas estão prontas para novas mudanças. Principalmente, quando estão habituadas um certo modo de fazer as coisas. E o editor de textos é isso mesmo, essa é uma parte do WordPress que nunca sofreu grandes alterações, mas desta vez, a mudança foi colossal.

WordPress decidiu mudar completamente o editor de textos trazendo um editor totalmente novo. E este editor funciona com base em blocos, trazendo assim a premissa de que conteúdo no WordPress não se cria mas sim se constrói. Com o novo editor será possível de construir conteúdos usando blocos.

Sendo assim, se quiser inserir um título, existe um bloco para isso, se quiser inserir uma imagem, existe um bloco para isso, se quiser inserir vídeo, existe um bloco para isso, se quiser inserir um botão, existe um bloco  para isso. E assim sucessivamente. Com este novo editor tudo se faz através de blocos.

Esta é uma forma de pensar totalmente diferente sobre como criar conteúdo usando WordPress. Pois a ideia do novo editor é o de tornar a produção de conteúdo simples para quem usa WordPress pela primeira vez.

Tipos de Blocos

gutenberg

O editor de textos Gutenberg tem seis categorias de blocos para a construção de conteúdo. E essa é que é a palavra padrão a partir de agora, o conteúdo passa a ser construído e não só criado. Os tipos de blocos que existem são:

  • Mais usados
  • Blocos Comuns
  • Formatação
  • Elementos de Layout
  • Widgets
  • Códigos incorporados

Cada uma destas categorias tem os seus blocos para a criação de conteúdo.

Um Novo Tema

Gutenberg

Esta versão do WordPress vem com um novo tema optimizado para funcionar perfeitamente com blocos. Este o tema “Twenty Ninteen”. Ao actualizar o WordPress para a nova versão, o tema Twenty Ninteen também será instalado no seu site. Poderá também instalar este tema a partir do directório de temas do WordPress.

Editor Clássico

Gutenberg

Para quem quiser continuar a usar o antigo editor do WordPress “Editor Clássico” poderá fazê-lo bastando apenas instalar o plugin para este editor. Este plugin estará disponível até o ano 2022, portanto, haverá tempo suficiente para as pessoas se familiarizarem com o novo editor enquanto usam o editor clássico.

Esta opção é útil principalmente para quem desenvolve sites para clientes, pois, terá que mostrar aos seus clientes como usar o novo editor do WordPress para criar conteúdo. Qualquer pessoa pode ter acesso ao editor clássico bastando apenas baixá-lo no directório de plugins do WordPress. Se estiver interessado em instalar o plugin, clique neste link.

Como pode perceber esta é uma grande actualização do WordPress, e se ainda não fez porque não baixar agora e fazer um test drive. instalando WordPress localmenteCertamente que será estranho no início mas depois irá se habituar. Vá agora brincar com o Gutenberg para melhor se familiarizar.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.